sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

É de enlouquecer

O que amo e odeio em São Paulo:

Amo:

- Livrarias. Pra sentar e ler sem pagar, pra comprar mesmo, ou pra ver e ouvir gente legal.
- Música. De todo tipo. Da ruim às boas. Das caras às de graça.
- Museu da Língua Portuguesa.
- Torre do Banespa.
- Teatros. Apesar do preço.
- E viva o SESC. Qualquer um.
- Cinemas (às quartas pra pagar meia).
- Jogo do tricolor no Morumbi (tri, tetra, penta e hexa) .
- Metrô. Fora do rush, of course.
- Praça Benedito Calixto. Com dinheiro, é melhor.
- Vila Madalena, onde eu queria morar.
- Vila Carrão, onde eu moro.
- Avenida Paulista, onde eu comecei a dançar essa semana e por ser "quem" é.
- Café da manhã na padaria.
- Comida japonesa, italiana, indiana, gaúcha, mineira, baiana e até vietnamita (nunca comi, mas se eu quiser, tem).
- Do Mercadão. Pra gastar R$ 1,50 com condimentos e, às vezes, pra um pastel.
- De feiras em geral.
- Caldo de sururu no Rancho Nordestino. A R$ 3.
- Qualquer pizzaria. Até quando é ruim, é bom.
- Chope a qualquer hora.
- Cotoxó, onde eu morei e dancei.
- PUC, onde estudei e dancei.
- Gente. De todas as cores, com todos os sotaques, com tantas histórias.
- Bichos. Gato, cachorro, maitaca, passarinho.
- E do trânsito. Sim. Pra ouvir música e cantar bem alto.

Odeio:
- Trânsito. Com hora marcada, com o relógio correndo e com o rádio quebrado ou roubado.
- Ladrões. De rádio e, principalmente dos que atiram.
- “Polícias” que se acham.
- Gente que se acha. Mas isso não é exclusividade nossa.
- Fila. No banco especialmente. No teatro, tudo bem.
- Sujeira. Na rua, no ar, nos rios.
- Gente mal educada. Em qualquer lugar.
- Gente estressada. Até eu, muitas vezes.
- Bichos. Na rua e mal cuidados. E das pombas, coitadas. São detestadas.
- Do preço das coisas. (Mas isso é culpa mais do meu orçamento do que da cidade).
- Barulho.

Hum. Acho que tem mais coisas pra amar do que pra odiar.
Feliz aniversário pra nossa cidade e parabéns a todos nós que conseguimos viver e sobreviver nesse caos delicioso.

E você? O que mais ama e mais odeia em São Paulo.

Amanhã tem show da Vai-vai, Seu Jorge e Portela. Na sequência e de graça. No Vale do Anhagabaú. Vamos?

Nenhum comentário: